Logo

Logo
Logo

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Vale do Jequitinhonha: Conheça e Encante-se!

                 Pra você que vive e ama a arte...
             Bom, hoje, viemos com o objetivo de divulgar umas das regiões mais incríveis do país no que diz respeito ao artesanato, o Vale do Jequitinhonha. Trata-se de uma região pobre em que no passado foi drasticamente explorada por mineradoras e hoje tornou-se referência nacional por causa da arte feita com as mãos.
             Em grande maioria, mulheres, as pessoas da região que não trabalhavam na lavoura, resolveram colocar as mãos no barro e criar um futuro diferente. Toda essa garra, fez com que hoje a região se tornasse referência nacional em se tratando de bonecas, galinhas e diversas outras peças de cerâmica.
             Com muita vontade de mudar e poucos recursos, eis que surgem as bonecas mais encantadoras do país, conhecidas e admiradas mundialmente. Peças feitas a mão, minuciosamente trabalhadas com as pontas dos dedos e pintadas com pigmentos que provém da própria terra, pigmentos extraídos do barro.

Adicionar legenda
      
      O Vale do Jequitinhonha situa-se no norte do Estado de Minas Gerais-MG sendo banhado pelo rio Jequitinhonha e seus afluentes.
      Os mais famosos ceramistas são: Isabel Mendes da Cunha; João Pereira de Andrade, seu genro casado com sua filha Glória Maria, também ceramista; Ulisses Pereira Chaves; Noemisa Batista da Silva; Raimunda da Silva (Dona Mundinha); João Alves e Dona Pedra.
 *Os pigmentos usados na decoração (pintura) são naturais extraídos de barro encontrados nas muitas jazidas de argila da região.     

 
Os trabalhos com barro no Vale iniciaram-se com a confecção de peças utilitárias que eram feitas pelas mulheres chamadas de paneleiras. A tradição manteve-se através das gerações. Faziam moringas, vasilhas, panelas, potes etc, tudo com uma marcante influência indígena. Produziam também figuras para adornar presépios e brinquedos utilizados pelas crianças.

Com o passar do tempo passaram a produzir peças decorativas. Figuras humanas, animais, cenas do cotidiano, tipos, usos e costumes da região.




      No processo usam rudimentares fornos a lenha, a técnica dos roletes (cobrinhas), ao invés do torno de oleiro, placas e toscas ferramentas. *Os pigmentos usados na decoração (pintura) são naturais extraídos de barro encontrados nas muitas jazidas de argila da região.

   Se tiver interesse, aproveite as promoções do nosso site e adquira agora uma dessas lindas peças.
Raiz decora: A Nossa Arte consiste em Fazer da Sua Casa uma Obra de Arte!  



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário